quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Como começar a gerir sua vida financeira?


Olá, tudo bem com vocês?
Pega seu café ou outra bebida preferida e venha descobrir as 5 dicas de como começar a gerir melhor sua vida financeira.

Separei 5 dicas bem simples e muito objetivas de como iniciar a se programar daqui para frente quando se trata de finanças pessoais. Essas dicas valem para você dentista, e valem para quem não é dentista também. Compartilha com os amigos, porque quem compartilha dica, amigo é!
  1. Anote tudo que está gastando, anote TUDO! Ande com um caderninho, guarde as notinhas, contabilize tudo. Faça contas.
  2. Faça uma planilha de gastos mensais, separando suas despesas em básicas, de entretenimento (tudo que é lazer, como cinema, a cervejinha com os amigos) e de investimento. Separe sua planilha pessoal da profissional (se você tem seu consultório ou outro negócio). Quando você faz isso, você cai na real de quanto anda gastando demais com coisas supérfluas e que não te fazem feliz.
  3. Defina metas na sua vida.  Uma coisa de cada vez. Se seu desejo é ter um consultório, defina como e quando concluir essa meta. Escreva: ter consultório, investindo X reais todo mês, inaugurando no ano X. Isso irá te ajudar a ir em busca dessa meta e desviar de obstáculos.
  4. Gaste menos. Evite os desperdícios. Não sobreviva com 100% do seu salário. Corte gastos que não são essenciais, sempre tem coisa que você pode tirar da sua vida.
  5. Estude! Estude não só sobre sua área, estude sobre finanças também, busque livros que possam te auxiliar, veja vídeos no youtube, pequenas ações podem te ajudar a viver mais tranquilo e a começar a se tornar uma pessoa que poupa, ao invés de ser uma pessoa que deve.


Acredito que essas dicas possam melhorar suas noites de sono e, além disso, você produzirá restaurações até mais feliz, quem sabe?

Se você começar a gerir bem sua vida pessoal financeiramente, sua vida profissional também irá prosperar. 
Obrigada pela atenção, e espero ter ajudado você a começar a se organizar quando o assunto é dinheiro.
E se você souber de outras dicas, compartilhe comigo, tenho muito interesse em saber!

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Dentista precisa saber matemática?


Eu, respondendo essa pergunta há uns 8 meses atrás: NÃO!
Eu, respondendo essa pergunta hoje e para todo o sempre: SIIIIIM! 
Minha mente mudou depois que eu digitei no google "como investir meu dinheiro". Nunca aprendi tanto sobre educação financeira. Tudo o que ninguém nunca me contou, o que a faculdade nunca me ensinou. Então, pega o seu café e para um tempinho para ler esse texto super especial.

Você talvez não está entendendo, mas eu vou te explicar agora! Realmente, Dentista não precisa SABER de toda a matemática, mas precisa ENTENDER sobre finanças, sobre educação financeira, saber o que é inflação e como ela afeta nosso dia a dia, ativos e passivos, juros, orçamento, planejamento e o mais importante de tudo: INVESTIMENTOS.
Você deve estar pensando: Ah, eu só preciso saber de teoria e ter a melhor técnica que serei o melhor dentista.
_ Mas será que você será um dentista rico?
Agora você já deve estar pensando: Aaaa claro! Terei muito dinheiro e vou ter o melhor carro, a melhor casa e a melhor clínica!
_E eu digo pra você que riqueza não tem nada a ver com isso!

Agora você já deve estar pensando: AAAA claro! Terei muito dinheiro e vou ter o melhor carro, a melhor casa e a melhor clínica! E eu digo pra você que riqueza não tem nada a ver com isso!
Na minha visão e na visão de muitos investidores e especialistas em economia, ser rico é ter em sua mente que o dinheiro deve trabalhar para você na forma de posse de ativos e ter menos passivos. Basicamente é isso. Mas você sabe o que são ativos e passivos?
Eu explico: Ativo é tudo o que vai te gerar renda extra. Nesse caso, o dinheiro vai trabalhar para você sem que você trabalhe para ele.
Passivo é tudo que gera despesa. Nesse caso, você vende sua força de trabalho para pagar contas.

Sinceramente, ser rico não é ter o carro do ano, a melhor casa, o melhor consultório. Ser rico é ser inteligente para fazer com que seu dinheiro trabalhe pra você. E como fazer isso? Simples, mas não fácil: INVESTIR!

Invista em tudo que possa te gerar renda extra. Vou dar um exemplo: Você, dentista recém-formado, trabalha em uma clínica de terceiros e ganha certa porcentagem por cada procedimento, e o que você recebe, você gasta com suas despesas básicas (água, luz, aluguel, telefone etc). Mas você tem outro emprego, aos finais de semana em um consultório atendendo urgências, e você investe todo esse dinheiro que ganha desse segundo emprego. Pronto! Você aprendeu a poupar. Mas o bacana é que você não investe na poupança (nos próximos textos, vou explicar melhor o porquê da poupança não valer tanto a pena), você investe no TESOURO DIRETO. E você está fazendo o dinheiro render para você! Você sabe o que é tesouro direto?

Vou explicar rapidinho: o Tesouro direto compõe títulos públicos que você pode comprar e vender. São investimentos bem confiáveis e sem riscos de calote, afinal, você está emprestando dinheiro (com juros) para o governo que tem a Casa da moeda nas mãos. Ele pode mandar fazer o dinheiro e te pagar (Isso aumentaria a inflação, mas você iria receber). Simples assim. 

Dessa forma, quero dizer que dentista precisa aprender sobre educação financeira, precisa aprender sobre onde investir seu dinheiro, primeiramente em sua vida pessoal e depois em sua vida profissional.

Não é somente questão de conhecer os investimentos, é também sobre mudança de hábitos, sobre mudança de pensamentos.
Você gastar tudo o que ganha é um tiro no próprio pé, você andar endividado é ser injusto consigo mesmo. Precisamos parar um pouco e refletir sobre os nossos reais desejos e nossos medos, porque esses dois sentimentos podem nos paralisar ou podem nos impulsionar de uma forma surreal.

Você gastar tudo o que ganha é um tiro no próprio pé, você andar endividado é ser injusto consigo mesmo. Precisamos parar um pouco e refletir sobre os nossos reais desejos e nossos medos, porque esses dois sentimentos podem nos paralisar ou podem nos impulsionar de uma forma surreal.
Você um dia desejou tanto ter o carro do ano que fez um financiamento, dividiu em 48x e acabou pagando quase o dobro do valor no final? E carro é um passivo que só desvaloriza, sai da concessionária e já perde parte do seu valor. Será que não valeria a pena pegar esse valor que seria pago nas parcelas do financiamento e aplicar no tesouro direto Selic que rende 8,15% ao ano? Você vai ganhar juros, vai pagar seu carro à vista, podendo negociar o valor. Porque dinheiro na mão, colegas dentistas, não é vendaval como na música de Paulinho da viola. Dinheiro na mão é poder de negociação. 

Galera, com esse texto, quero abrir a mente de vocês, quero que parem para refletir sobre suas finanças. Você está feliz endividado, mas andando de Hilux? Acho que não né? Então comece a refletir, pois dinheiro não traz felicidade e ele não pode te dominar. Após tomar suas reflexões, comece hoje a estudar sobre educação financeira. Vá até o youtube e pesquise vídeos sobre o assunto, há também vários blogs na internet. Não deixe de ler, leia muito. Sua vida vai mudar!

Esse assunto é muito extenso e não quero cansar vocês, por isso, o Café com Dentista preparou várias dicas sobre educação financeira para os próximos posts. Fiquem ligados!