Olá, calourinhos.
Hoje esse texto é especialmente para vocês. Preparei 5 dicas de como gastar menos nas compras dos materiais de Odontologia. A partir do 4º e 5º períodos, as listinhas de materiais mais caros começam a chegar e você não sabe o que fazer (só senta e chora kkk). Mas tem alguns detalhes que podemos prestar atenção para não gastar tanto nessa hora.
Dica 1. Conversar com os veteranos.
Pergunte aos colegas da turma a sua frente o que eles não usaram nas aulas práticas e o que pode dividir, assim estará riscando alguns itens e economizando.
Dica 2. Comprar antes.
Se você acabou de entrar no mundo odontológico, está no primeiro período e já decidiu que vai continuar na odontologia, compre o KIT ACADÊMICO (caneta de alta rotação, contra-ângulo, micromotor e peça reta) antes de entrar no período em que tenha que usá-lo. Ele é um pouco caro, vai usar a graduação inteira, então vale a pena comprar uma marca boa e que vá durar todo esse tempo (recomendo KAVO e GNATUS).
Dica 3. Comprar na internet.
Sei que as listas demoram a chegar e que às vezes não dá tempo de pedir na internet, mas os materiais descartáveis você sempre vai ter que comprar para utilizar na clínica, desse modo, compre pela internet, pesquise o preço antes do período iniciar e economize pelo menos nessa área. Se houver um preço limite para conseguir frete grátis, junte com mais algum amigo e comprem juntos para terem acesso.
Dica 4. Comprar usado.
Há materiais que podem ser reutilizados sem problema nenhum, é o caso do articulador, manequim e afins. Pesquise na internet, grupo do Facebook da faculdade (não serve só para as tretas), com os amigos. Sempre tem alguém vendendo materiais usados por um preço acessível e em bom estado.
Dica 5. Dividir com a dupla.
Estudantes de odonto sempre trabalham em duplas na faculdade. Aproveite isso e tente dividir alguns materiais com sua duplinha. Tem materiais que vão ser usados por um único período, vencem em um curto espaço de tempo e há possibilidade de serem compartilhados, assim, você já economiza e evita desperdício.
Na minha sincera opinião, queria mesmo é que o governo pudesse oferecer um auxílio material para Odontologia, porque esses materiais são absurdamente caros (custo final gira em torno de 13 mil a 17 mil reais), e pesa muito para quem paga a faculdade também. Não sei bem o nível de responsabilidade que o governo federal e estadual têm com as faculdades privadas, mas as universidades públicas estão nas mãos deles. Eles colocam cotas para alunos de baixa renda entrarem na Universidade Pública, e não se preocupam em como aqueles estudantes vão se manter lá dentro. A taxa de desistência no curso de Odontologia é alta, e isso é preocupante. Alguma atitude tem que ser tomada em relação a isso, não só no curso de Odontologia, mas em todos que requerem alto custo.
Enfim, essas são as dicas que deixo para vocês, espero que tenham gostado. Contem para os coleguinhas e sejam bem-vindos! Essa profissão é incrível!
Escrito por:
Natalia Simora
muito top! super recomendo as suas dicas! abç
ResponderExcluirUm detalhe também seria comprar. além de em dupla, em grupo (uma turma toda e procurar sempre algum veterano que tem interesse em algum material) pois também terá um desconto sobre tal material.
ResponderExcluirBelas dicas! Um abraco
Amei as dicas!! blog super maneiro, continuei escrevendo, precisamos de mais dicas.
ResponderExcluir