Para você, que assim como eu, adora tomar um chazinho, vai amar essa notícia!
O chá verde contém uma grande concentração de antioxidantes, que recebem o nome polifenóis. Os polifenóis atuam na patogenicidade dos microrganismos, além de ter uma atividade antioxidante contra radicais livres no organismo. Essa atividade antioxidante dos polifenóis explica o efeito preventivo contra as doenças da cavidade oral, onde eles entram em contato direto com os tecidos antes de serem absorvidos e metabolizados. Dessa forma, o chá verde pode ser usado para combater 4 desequilíbrios:
1) Carcinoma de células escamosas
2) Doença periodontal
3) Cárie dental
4) Halitose
Carcinoma de células escamosas
Carcinoma de células escamosas
O carcinoma de células escamosas pode ser evitado, principalmente, por causa das catequinas. Elas inibem a produção de metaloproteases importantes, e dessa forma, reduzem a invasão e migração, induzindo a apoptose e a redução do crescimento, tanto no câncer de boca, como na leucoplasia.
Doença
Periodontal
Quando há desequilíbrio, entre estresse oxidativo e atividade antioxidante no fluido crevicular, a destruição do tecido periodontal pode se desenvolver. Estas observações sugerem que dietas ricas em antioxidantes podem inibir o desenvolvimento e a progressão da doença periodontal. Os polifenóis do chá verde podem contribuir para aumentar a atividade antioxidante dos fluidos orais. As catequinas de chá verde, utilizadas num sistema de liberação lenta sobre as bolsas periodontais, diminuem a profundidade de bolsa e a proporção de bactérias anaeróbias gram negativas, enquanto as mesmas catequinas apresentam um efeito bactericida in vitro contra Porphyromonas gingivalis e Prevotella sp., explicando, assim, que o chá verde pode ser um forte aliado contra o desenvolvimento de inflamação no tecido periodontal.
Cárie dental
Pesquisas em animais experimentais e humanos sugeriram que o consumo de chá verde (sem adição de açúcar) reduz a cárie dentária. Estudos relatam que os extratos de chá verde inibem a amilase salivar humana e podem reduzir o potencial cariogênico de alimentos que contêm amido, como biscoitos e bolos. O chá verde pode reduzir a tendência desses alimentos, que são fontes de liberação lenta de carboidrato fermentável. Estudos sugerem que o flúor no chá verde pode desempenhar um papel no aumento da ação cariostática, juntamente com outros componentes do chá.
Halitose
A halitose é causada principalmente por compostos sulfurados voláteis do enxofre, produzidos na cavidade oral, advindos de microrganismos orais. Pesquisadores observaram que o chá verde pode reduzir a produção destes compostos voláteis, porém com resultados inferiores ao hortelã. No entanto, concluíram que o chá verde pode reduzir o mau cheiro temporariamente por causa de suas atividades desodorantes.
Pensou que o chá verde era só para perder a barriguinha? Na-na-ni-na-não!Agora ele pode te ajudar a pegar o crush tirando o baphão! Hahahahaha
Para uma leitura mais completa, acesse os artigos:
Green tea: A boon for periodontal and general health
Green Tea and Oral Health
Escrito por:
Natalia Simora
Para uma leitura mais completa, acesse os artigos:
Green tea: A boon for periodontal and general health
Green Tea and Oral Health
Escrito por:
Natalia Simora
Adorei a dica doutora.
ResponderExcluirÓtimas informações!
ResponderExcluir